PENTECOSTE: VALDELICE BRAGA AVALIA OS CEM DIAS A FRENTE DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL


A presidente da Câmara Municipal de Pentecoste, vereadora Valdelice Braga, concedeu entrevista a Rádio Difusora AM, onde avaliou os cem primeiros dias comandando o poder legislativo. 
Valdelice iniciou suas palavras agradecendo a Deus, ao povo e aos colegas vereadores que a elegeu presidente da casa, e, fez uma avaliação satisfatória nesse inicio de gestão, pois admite está fazendo um bom trabalho. A parlamentar também falou que desde que a atual prefeita Dra. Ivoneide Moura deixou a presidência da Câmara há cerca de 30 anos, nenhuma outra mulher havia assumido o cargo e isso sem dúvida aumenta mais ainda a responsabilidade. Valdelice enalteceu a parceria com a prefeitura, imprensa e os vereadores, mas deixou bem claro que seu trabalho é totalmente voltado para o povo.
A chefe do poder legislativo avaliou na sua opinião os projetos mais importantes que foram votados na casa este ano, citando como exemplo, “piso salarial e o projeto que beneficia aqüicultura familiar”, inclusive, criticou a cultura da Câmara de Pentecoste que na grande maioria das vezes recebe projetos em caráter de urgência, ressaltando que o regimento interno tem prazo legal e deve ser cumprido.
Valdelice Braga também comentou sobre a aprovação do Projeto que prorroga o mandato de conselheiro tutelar no município, segundo ela, foi usado o bom senso, pois o município irá economizar o gasto de uma nova eleição, e, foi visto que os conselheiros que já tem experiência na função podem fazer um trabalho com mais êxito, além de ter sido obedecida uma lei nacional.
A questão da seca também foi destacada pela vereadora, pois 70% de sua votação foi na zona rural e diz conhecer muito bem o trabalho do homem do campo e suas dificuldades. De acordo com Valdelice, nunca na história havia visto uma situação tão critica como esta, e demonstra muita preocupação com a não renovação do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e a não ampliação do Garantia Safra, programas que beneficiam diretamente o agricultor.
O abastecimento d’água também foi comentado pela presidente, segundo ela, os carros que eram disponibilizados pela defesa civil estão diminuindo, no ano passado eram cinco e hoje só quatro caminhões pipa estão disponíveis, porém, aponta uma solução, que seria a perfuração de poços profundos, inclusive informou que o poder executivo está conseguindo com a SDA nove poços para comunidades rurais do município.
Valdelice Braga falou da viagem que irá fazer a Brasilia juntamente com a prefeita e o secretário de Cultura, que tem por objetivo angariar recursos para realizar a festa do peixe 2013, ela também pretende conseguir recursos federais para construção da sede própria da câmara, que funciona em prédio emprestado pela prefeitura.
A pouca participação popular nas sessões da câmara municipal de Pentecoste, também foi avaliado, segundo ela, o fator mais incisivo para a pouca participação é o horário das reuniões, que acontece nas quintas-feiras, as 09h00min, porém, disse já ter um projeto que prevê a modificação do horário.
Uma das pretensões da presidente da casa é informatizar a Câmara, e o trabalho já está sendo iniciado com reformulação Site que está sendo atualizado constantemente. Valedelice pretende até o final de seu mandato como presidente, colocar no site a ata das sessões, para que seja alvo de pesquisa por parte de estudantes e assim poder concluir seu mandato com competência e transparência.

Nenhum comentário