Itapajé entre as 22 cidades do Ceará em situação de emergência por estiagem

 


34 cidades cearenses iniciam 2026 em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, sendo 22 municípios em estiagem e outros 12 por seca. O reconhecimento da União possibilita que as Prefeituras solicitem recursos para ações de proteção e defesa civil.

Os dados são do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A mais recente portaria, publicada no último dia 14 de janeiro, confirmou o contexto de estiagem e seca, respectivamente, em Itapajé e Quixeramobim.

Confira os municípios em situação de emergência por Estiagem: Tabuleiro do Norte; Acopiara; Itatira; Pedra Branca; Salitre; Boa Viagem; Deputado Irapuan Pinheiro; Paramoti; Assaré; Catunda; Milhã; Campos Sales; Iracema; Parambu; Ibaretama; Tauá; Alto Santo; Mombaça; Aiuaba; Caucaia; Independência e Itapajé.

Com a condição oficializada, as gestões municipais podem solicitar apoio, consultar e acompanhar processos de transferências de recursos pelo sistema do MIDR.

Entre as ações da União para minimizar os impactos estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário