Enel anuncia redução na conta de luz no Ceará


A tarifa da conta de energia no Ceará terá uma redução a partir deste mês de abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a revisão da tarifa de energia elétrica da Enel Ceará, que terá uma redução média de 3,03% para consumidores residenciais a partir de segunda-feira (22).

A diminuição do valor da tarifa afeta tanto clientes residenciais quanto os clientes de média e alta tensão, como é o caso de indústrias e grandes comércios. No entanto, serão porcentagens diferentes:

·       -  Redução de 2,10% para os consumidores de alta tensão (grandes empresas e indústrias);

·       -  Redução de 3,03% para clientes de baixa tensão (pequenas empresas e residências).

Os valores de reajuste das contas de energia são definidos pela Aneel, seja redução ou aumento. A agência utiliza uma série de índices para calcular quanto a energia deve custar, como os encargos setoriais, custos de transmissão de energia, custos de compra de energia, custos na distribuição, entre outros.

De acordo com a Enel Ceará, a redução na conta de energia no Ceará será possível, principalmente, pela queda nos custos com a compra de energia e pela variação negativa de 4,63% no Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que é uma espécie de "índice oficial de inflação" voltado para o mercado.

É a primeira vez desde 2022 que é anunciada uma redução na tarifa de energia do Ceará. Em abril de 2022, a Enel havia anunciado um aumento de 24% na conta de luz dos clientes cearense, o maior do país naquele ano.

Em julho de 2022, a empresa chegou a anunciar uma leve redução de 3,01% na energia, no entanto, com a alta de 24% em abril, o ano encerrou com a energia pelo menos 20% mais cara do que quando começou. Em abril de 2023, houve um novo aumento, desta vez de 3,62%.


Fonte: G1 - CE 

Nenhum comentário