Itapajé: Rede municipal de ensino cresce e supera metas projetadas pelo Ministério da Educação no Ideb 2019; estudantes itapajeenses superam média nacional

 


A rede pública municipal de Itapajé apresentou avanços na qualidade da educação. A constatação se dá através de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), edição 2019, parâmetro usado no Brasil como um dos principais indicadores da educação.

A avaliação que é feita a cada dois anos, indica que a rede pública de ensino itapajeense superou as metas estipuladas pelo Ministério da Educação para a competência nos anos iniciais do ensino fundamental e nos anos finais. As metas do Ideb são uma somatória do nível de aprendizagem em português e matemática às taxas de aprovação. O desempenho dos alunos de nossa cidade está acima da média nacional.

Nas séries iniciais do ensino fundamental as crianças itapajeenses obtiveram média de 6,2, superando a meta de 5,6. A média do Brasil nessa faixa foi de 5,9.

Já nas séries finais do ensino fundamental, o município obteve nota de 5,3, ultrapassando a meta de 4,9 estimada pelo Governo federal. Nesta faixa a média nacional foi de 4,9.

A média do Ceará foi de 6,3 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais.

O Ideb é calculado equilibrando a taxa de aprovação dos estudantes com o desempenho deles em português e matemática, mensurado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Como resultado do cálculo, é obtido um valor que vai de 0 a 10. Cada estado, município e escola têm metas diferentes estabelecidas.

  

Fonte: Blog do Mardem Lopes

Nenhum comentário