Itapajé: Prefeitura disponibiliza contato para atendimento a casos suspeitos de coronavírus


A Prefeitura de Itapajé, por meio da Secretaria de Saúde, divulga contato, caso algum paciente tenha suspeita de contaminação pelo novo coronavirus (Covid-19).

O TELECORONA foi criado pelo Plano de Contigência, com objetivo de evitar aglomerações de casos suspeitos no Hospital e nas Unidades Básica de Saúde.

A notificação seguirá o protocolo municipal para enfrentamento ao novo coronavírus, divulgado pelo governo. Caso o paciente possua os sintomas previstos no protocolo, amostras de secreções serão enviadas, o quanto antes, ao Hospital São José para análise. Além disso, será encaminhada uma ficha contendo as informações do quadro do paciente ao Ministério da Saúde.

“Os casos suspeitos serão imediatamente identificados a partir do atendimento nas unidades de saúde. Serão incluídos nesta situação os pacientes que apresentarem febre, sintomas de gripe e que tenham viajado para os países de risco”, explica o secretário da Saúde, David Faustino.

Dicas de prevenção:

 - Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte: Prefeitura de Itapajé

Nenhum comentário