Com risco de rompimento na barragem do Granjeiro, comunidade recebe ordem de evacuação em Ubajara



Moradores da localidade de Betânia, localizada no município de Ubajara, próximo a Ibiapina, foram surpreendidos por orientação de evacuação de suas casas na noite de ontem, por medida de segurança diante de riscos relativos ao açude Granjeiro. Vídeos nas redes sociais registram a concentração de veículos da Prefeitura de Ubajara na sede do município prontos para se deslocar em comboio para a retirada da população do distrito.

Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros do Ceará, que responde pela Defesa Civil do Estado, a medida é preventiva e foi executada por orientação da Agência Nacional de Águas (ANA). A evacuação de quem mora nas proximidades do Granjeiro ocorre em razão do trabalho de abertura de um novo sangradouro da barragem localizada na área.

Durante a semana foi concluída obra de reforço da estrutura do açude, que é propriedade particular (por isso, não monitorada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), para evitar o rompimento. Na quarta-feira, publicação do órgão estadual, relata o deslocamento de técnicos ao local, "que havia sofrido as investidas de ondas provocadas por ventos fortes que vinham danificando o maciço", e a realização de "um muro de contenção". A expansão da área de sangria visa complementar as ações de segurança.

Conforme informações de moradores da área, seria possível sentir tremores da estrutura das paredes da barragem.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário