Apuiarés: Filha de prefeito interino é alvo de críticas por participar do programa Primeiro Passo


Uma adolescente de 16 anos, filha do prefeito interino de Apuiarés, Abidias Ferreira, está sendo alvo de críticas nas redes sociais por estar participando de um programa social voltado para a preparação e inserção de jovens de 16 a 24 anos no mundo do trabalho, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, o Primeiro Passo.
'
Conforme informações, em 2016 haviam 40 vagas, sendo dois cursos, mas devido a desistência de estudantes Apuiarés perdeu um, restando apenas 20 vagas.

Em 2017, o município foi contemplado com as 20 vagas e o preenchimento aconteceu no dia 29 de agosto. O processo foi acompanhado por psicólogas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que analisaram a situação de cada candidato.

Ainda segundo informações, a jovem, mesmo sendo filha do atual gestor, não reside com ele, mora com os avós em uma comunidade rural, estuda em escola pública, sendo selecionada de forma natural e sem "proteção" política, pois atendeu aos requisitos do programa.

Uma outra estudante saiu da capacitação por problemas pessoais, já que sua mãe removeu o Número de Identificação Social (NIS), necessário para participar de benefícios sociais. Por ter surgido uma vaga, uma outra adolescente que atende aos requisitos foi inserida.

Caso haja desistentes, Apuiarés perderá as 20 vagas restantes e não será contemplado em 2018. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Publico e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).


Por André Barros

Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário