Itapajé: Técnicos do Governo do Estado avaliam terreno onde poderá ser construído novo hospital municipal


Técnicos do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado Ceará (DAE), acompanhados de engenheiros da Secretaria Estadual da Saúde, estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 09, em Itapajé para vistoriar e avaliar a possibilidade de reforma do hospital municipal João Ferreira Gomes (Fusec). Além disso, os servidores do Estado estiveram no antigo hospital Ilda Ibiapina Bastos para também avaliar a possibilidade de reativação daquele hospital.


Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o prefeito Dimas Cruz, que acompanhou a comitiva, informou que apesar das visitas, a Fusec não tem condições de atender à demanda da população itapajeense mesmo que passe por reforma. No que diz respeito ao hospital Ilda Ibiapina, desativado há anos, o gestor também se mostra relutante quanto à sua reabertura. De acordo com Dimas, a estrutura está completamente deteriorada e seria necessária a demolição do prédio para construção de uma nova unidade de saúde. Além disso, o município teria que desembolsar cerca de R$ 1 milhão para tomar posse do terreno, pertencente à fundação José Furtado Leite.


O mais viável dos pontos de vista técnico e financeiro, considera Dimas, é a construção de um novo hospital, promessa já feita pelo Governador Camilo Santana ao chefe do Executivo Municipal em recente audiência. Para tanto a família do senhor Ossian Gomes (in memoriam), em oferta levada à municipalidade pelo diretor-presidente do Grupo Atitude Empreendimentos, Dr. Bastos – genro de seu Ossian – está disposta a doar um terreno propício à construção do novo prédio. A propriedade fica localizada no bairro Alto dos Bernardos e caso o Governo do Estado dê o aval para a edificação, será passada à Prefeitura gratuitamente. Em contrapartida a municipalidade fará a urbanização do entorno, propiciando o acesso ideal ao novo nosocômio e possibilitando o crescimento da cidade e levando desenvolvimento àquela área.

De acordo com chefe de gabinete da Prefeitura, Fugêncio Cruz, está agendada em breve mais uma audiência de Dimas Cruz com o Governador Camilo Santana para tratar novamente sobre o assunto.


Fonte: Mardem Lopes

Nenhum comentário