CHOVE EM 104 MUNICÍPIOS DO CEARÁ NO DIA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ

Até às 15h desta quarta-feira (19), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 104 dos 184 municípios cearenses. As chuvas mais intensas ocorreram  nos municípios de Lavras da Mangabeira (129.0mm), Alto Santo (119.0mm), Jaguaribara (95.4mm), Cedro (78.3mm),  Itaitinga (63.0mm), Várzea Alegre (57.6mm), Eusébio (57.0mm) e Alto Santo (55.4mm).  A crença popular diz que, quando chove em 19 de março, Dia de São José, o ano vai ser de muita fartura.

De acordo com a Funceme, choveu em todos os municípios do Litoral de Fortaleza, do Litoral do Pecém, do Litoral Norte e do Maciço de Baturité. Na Região da Ibiapaba, choveu em 11 dos 12 municípios, enquanto que na Região Jaguaribana, em 17 dos 19 municípios que a compõem. Já no Sertão Central e Inhamuns, ocorreram chuvas em 15 dos 16 municípios da região.

No sul do Ceará, a chuva começou mais cedo e os agricultores comemoram a colheita. "Ano passado, por este tempo, nós estávamos num sofrimento que só com a seca. São José vai ajudar e mandar mais chuva para acabarmos de colher nossa lavoura", diz o agricultor José Luiz dos Santos. Em Caucaia, na Grande Fortaleza, a chuva causou alagamento em casas no Cojunto Nova Metrópole. (Assista no vídeo ao lado.)

Previsão

A Funceme prevê que para esta quinta-feira (20),  as condições atmosféricas são favoráveis à  ocorrência de chuvas no centro-norte do Ceará, principalmente entre a tarde e a noite. Nas demais regiões cearenses, há possibilidade de chuvas isoladas.

Nenhum comentário