ITAPAJÉ: RESUMO DA SESSÃO DESTA QUARTA-FEIRA – POR TABOSA FILHO



Na noite desta quarta feira, 04 de dezembro de 2013, aconteceu a penúltima Sessão Ordinária da Câmara municipal de Itapajé.

Depois de lida e aprovada a Ata da Sessão anterior o presidente da Casa, Vereador Ider Rocha, solicitou que o Secretário, Vereador Haroldo Fonseca Mota, lesse as matérias do dia.

- Mensagem 45/2013 encaminha Projeto de Lei de igual número, que redimensiona a estrutura administrativa do governo municipal, no que se refere ao setor financeiro.

- Mensagem de número 46/2013, encaminha Projeto de Lei de igual número, objetivando criar a Escola Germana de Sousa Braga, em local a ser definido, inicialmente em predio alugado, até que o município consiga um local próprio e legitimamente adequado.

- O Vereador Dimas Cruz deu entrada em Requerimento solicitando a devolução do Projeto de Lei de número 41/2013 ao Poder Executivo para as adequações que o mesmo julga necessários.

- Ider Rocha, Presidente da Casa, determinou que fosse expedido oficio ao Poder Executivo cobrando o complemento do projeto e que o PL permanecia tramitando, porém, deixando de entrar na pauta dessa quarta-feira, e que somente entrará em pauta quando complementado pelo Executivo, em atenção a ofício remetido pelo Poder Legislativo.

- O Prefeito Ciro Braga enviou ofício solicitando a retirada de pauta do Projeto de Lei de número 44/2013, sendo prontamente atendido.

- Dimas Cruz usou a tribuna para esclarecer exclusivamente sobre seu Requerimento.

- Josifran Alves comentou sobre sua participação no Congresso de Beberibe, sobre Agricultura Familiar, onde estavam representações de todo o estado e se mostrou muito satisfeito em ter representado a Câmara.

Josifran Alves falou também sobre as dificuldades enfrentadas por pacientes itapajeenses que precisam de atendimento médico em Fortaleza, no que se refere a transporte e cobrou providências da Secretária de Saúde no sentido de tratar melhor estas pessoas.

O vereador João Camará falou sobre as promessas de emprego que segundo ele teriam sido feitas pelo prefeito, a partir do aluguel do prédio da antiga COOPITA, que até agora não deu certo, sendo aparteado pelo colega Dimas Cruz que cobrou esclarecimentos sobre valor do aluguel do referido imovel, que o município já está pagando.

Haroldo Fonseca Mota informou que dia 15 o prédio já será entregue à empresa. Ider Rocha disse ter estado com o novo Gerente da Paquetá de quem recebera a informação de que falta somente a instalação de energia trifásica e finalização do piso industrial para começar a instalar os equipamentos. O vereador Bruno Francisco acrescentou que a Paquetá já está inclusive providenciando os maquinários.

O vereador Nonato Etelvino parabenizou o colega Ernando Mesquita pela festa do último fim de semana lá no distrito de Baixa Grande e convidou a todos para a final do Campeonato de São Miguel, que acontecerá no dia 21 de dezembro. Informou e ao mesmo tempo comemorou as providências adotadas pelo poder executivo no Estádio Municipal, como reposição de luminárias, aquisição de aspersores para irrigar o gramado e recuperação de parte de muro do VIEIRÃO.
Lamentou que a insegurança continua no município. 
Falou também sobre a exoneração do superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que o mesmo teria politizado demais sua gestão.
O vereador Ernando o aparteou dizendo que Ivá Monteiro foi exonerado por citar na imprensa que bastava dizer a senha, mencionando o nome do deputado Danilo Forte, que já seria atendido. E que Ivá teria sido induzido pelo deputado a falar a tal palavra chave a fim de beneficiá-lo.

O Vereador Dimas Cruz condenou o comportamento do colega Ernando Mesquita por criticar gratuitamente o ilustre deputado itapajeense Danilo Forte, como se o mesmo fosse um mal para o nosso município. Citou inclusive a designação de recursos alocados atraves de emenda de bancada para implantação do Campus Avançado da UFC no nosso município, e que o Deputado jamais colocaria um amigo em tal situação como a sugerida na ilação maldosa do vereador

O Vereador Ernando Mesquita parabenisou o time do Bragantino do Jardim pela conquista da Copa da Integração Serrana e ao Senhor João Gomes pela organização da competição. Parabenizou o prefeito Ciro Braga, pelo apoio ao esporte amador do municipio e ao colega Lirinha pela conquista de melhorias para a comunidade de Maritacaca.
Falou também sobre a questão da saúde, mostru-se irritado com relação ao calote dado nos pacientes que esperavam o carro pa se deslocar a Fortaleza e não recebiam sequer uma explicação, isso na gestão passado e, que, infelizmente continua acontecendo. Disse inclusive que a Secretária deve cobrar mais atencao dos motoristas para com os pacientes, mas, primeiro ela deve pagar os motoristas e aos donos dos veículos que estão com pagamento atrasado, chegando a sugerir que a Secretária peça para ir embora, "para o Sobral dela", se não tiver competência para resolver os problemas da área da saúde.

O Vereador Francisco Haroldo Fonseca Mota ironizou sobre a beleza da Secretária de Saúde, dizendo inclusive que concorda com os colegas, não só quanto a beleza da secretaria, mas também quanto aos problemas da área da saúde do município.
Haroldo disse também ser merecedor da atenção de muitos secretários municipais de saúde, inclusive do secretário estadual, Ciro Gomes, mas que da secretaria de saúde de Itapajé não teve até aqui a menor atenção.
Homenageou o diretor do CEO - Centro de Especialidades Odontológicas de Caucaia, Fernando Lira, e o amigo William, diretor financeiro do Hospital César Cals, pelos serviços prestados ao povo itapajeense e, encerrou parabenizando o colega Ider Rocha pela aprovação de suas contas, relativas ao exercício de 2010, quando foi presidente da Câmara municipal de Itapajé.

Depois de votar varios Projetos em primeira votação o presidente deu por encerrada a Sessão e convocou uma sessão extraordinária para 30 minutos depois.
Na extraordinária foram votados vários projetos em Redação Final, que amanhã, pela manhã, postarei pra vc que gosta de acompanhar o trabalho do parlamento itapajeense.

Nenhum comentário