Com a presença do ministro da Educação, Campus da UFC de Itapajé é inaugurado

Foto: Danilo Forte (Reprodução Facebook)


A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou nesta sexta-feira (27) o Campus Jardins de Anita no município de Itapajé. O evento contou com a presença do Magnifico Reitor Cândido Albuquerque, Ministro da Educação, Milton Ribeiro, deputado federal Danilo Forte, prefeita Gorete Caetano e diversas autoridades da região e do Estado.

O Campus já inicia suas atividades educativas em setembro, com três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados.

Cada curso terá 30 alunos, totalizando 90 estudantes, selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). 

 

MANIFESTAÇÃO

Foto: Mateus Ferreira/TV Verdes Mares


Um grupo de estudantes fez uma manifestação em protesto contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Os alunos questionaram frases recentes proferidas pelo ministro. Houve empurra-empurra, gritos e foi preciso a segurança intervir para conter os manifestantes.

 

 

O SONHO DE JOSÉ MARIA MELO

Foto: Reprodução Facebook

O sonho da universidade começou há muitos anos através do empresário José Maria Melo, um filho ilustre de Itapajé, que se tornou um homem de sucesso no Rio de Janeiro e não abandonou suas origens. Melo tinha um projeto ousado de ofertar educação, cultura e lazer para seus conterrâneos, e dessa forma homenagear sua esposa Anita Inára Bertulis de Melo, que faleceu quando tinha 42 anos.

O empresário iniciou o projeto adquirindo terras e fundando uma gigante estrutura que passou a ser chamada de Jardim de Anita, deixando mais de 1.700 m2 de área construída, tendo equipamentos como teatro, cinema, biblioteca, quadras esportivas, anfiteatro, salas de aulas, salão de dança e auditório para 600 pessoas.

Melo, faleceu no dia 23 de julho de 2011, e não pode ver o complexo cultural concluído. A família a partir de então entendeu que seu sonho não poderia parar e fez a doação do equipamento para a Universidade Federal do Ceará. O deputado Danilo foi o grande articulador político para o sonho se tornar realidade.

Nenhum comentário