Reitor da UFC nomeia o diretor geral do Campus de Itapajé


 

Em reunião nesta terça-feira, 1º de dezembro, o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Cândido Albuquerque, nomeou o Professor Marcelo Melo para ser o diretor responsável pelo campus da UFC em Itapajé. O encontro contou com a presença do deputado federal Danilo Forte.  

O Reitor e o primeiro diretor do Campus garantiram que até abril de 2021 serão lançados os três primeiros cursos tecnólogos federais do novo equipamento: Segurança Digital, Análise de Sistemas e Inteligência Artificial, com 30 vagas para cada curso.

Ambos os cursos tecnólogos serão lançados em Edital público já no próximo Sisu/Enem, em janeiro/2021, e o início das aulas até abril/2021. O Edital para seleção de dez novos professores foi autorizado pelo Reitor e deve ser lançado de forma emergencial já nos próximos dias.

“O Campus da UFC em Itapajé precisa e será inaugurado ainda no primeiro semestre do próximo ano (2021). O Campus Jardim de Anita é um equipamento fantástico e que trará mais desenvolvimento e oportunidades para a região do Vale do Curu. Não podemos mais esperar. Aquele espaço é fantástico e precisa ser inaugurado o mais rápido possível”, garantiu o Professor Cândido Vasconcelos.

 

Campus Jardim de Anita

O Campus de Itapajé conta com um terreno de 13,5 hectares. No momento, estão concluídos os blocos para funcionamento dos primeiros cursos; já os serviços de finalização do teatro e da pavimentação externa do campus ainda estão sendo executados e serão concluídos antes do início do período letivo de aulas, até abril/2021.

O prédio do teatro terá capacidade para 420 pessoas, com salão de festas, cozinha, refeitório e oito apartamentos agregados.

A nova área será chamada de Campus Jardins de Anita, como é conhecido o espaço criado pelo empresário José Maria de Sousa Melo (falecido em 2011) para homenagear a esposa, Anita Inará, nascida na Letônia e também falecida.

Os equipamentos e o terreno foram doados para a UFC em solenidade realizada no município, em 9 de janeiro de 2014. A ideia do empresário criador do espaço era transformá-lo em um centro de educação e cultura para beneficiar a juventude de Itapajé e cidades vizinhas.

 

Com informações de Mário Almeida

Nenhum comentário