Irauçuba: Após perder nas urnas, candidata derrotada aciona Justiça Eleitoral


A candidata perdedora nas eleições suplementares de Irauçuba, vereadora Cleia Caetano, juntamente com seu companheiro de chapa, Raimundo do Milton, ingressaram com ação na Justiça Eleitoral contra a prefeita eleita Geraldina Braga, bem como seu vice, Felipe Fernandes, e ainda contra o prefeito interino, Francisco das Chagas Alves, conhecido como Vinte e Cinco, em que acusam os demandados de abuso de poder econômico na eleição extraordinária, findadas no dia 27 de outubro.

De acordo com os denunciantes, Geraldina teria sido beneficiada pela distribuição de carnês de cobrança de IPTU em que estavam impressas na capa fotos, em que a prefeita eleita aparece em cerimônias de distribuição de casas populares. No entendimento dos denunciantes houve suposta quebra de princípio igualitário do pleito.

Ocorre, entretanto, que antes de assumir a candidatura na condição de representante do grupo de situação, Geraldina Braga ocupava o cargo de Secretária de Assistência Social, pasta responsável, em conjunto com a Secretaria da Infraestrutura, por executar as políticas públicas de habitação. É notório que durante o governo do ex-prefeito Raimundo Nonato Souza Silva, houve relevante avanço na política de construção de moradia popular naquele município. Outro fato a ser considerado é que a escolha de Geraldina como candidata se deu somente vinte e dois dias antes do pleito, no dia 05 de outubro.

De acordo com ela, em mensagem na rede social Facebook, a arte gráfica havia sido produzida. Ela afirmou que os servidores responsáveis não tiveram a intenção de beneficiá-la, afirma que é comum a impressão de fotos de cerimônias governamentais e de ações da gestão nos referidos boletos de cobrança. A prefeita eleita ressalta ainda que o prefeito interino, quando tomou conhecimento do ocorrido determinou a suspensão da distribuição dos carnês. Geraldina diz ainda duvidar que tal ação, mesmo inadvertida, tenha trazido benefício para sua candidatura, pois receber conta para pagar com foto de candidato não seria a “estratégia” de marketing eleitoral mais inteligente. Ao final ela atribui a representação na Justiça Eleitoral a perseguição política.

A vitória de Geraldina foi acachapante. A saraivada foi de 2.502 votos de diferença. A candidata de Nonatinho venceu até mesmo no reduto eleitoral da adversária. Qualquer cidadão de bom senso tem que reconhecer que o povo escolheu Geraldina para dar continuidade ao projeto político de Nonatinho. Negar ou questionar isso não muda o fato de que a oposição irauçubense há cinco eleições municipais consecutivas fracassa na tentativa de derrotar Nonato.

Mais uma batalha judicial nesse instante só interessa a um pequeno grupo que não aprendeu a perder. O povo fez sua escolha e espera que Geraldina cumpra suas promessas. Ao tentar questionar o que a população decidiu os opositores cada vez mais se desgastam, perdem capital político. Vão chegar em 2020, nas eleições regulares, com a pecha de maus perdedores.

Por Tabosa Filho

Leia na íntegra o que escreveu Geraldina no Facebook:

“Por entender importante dar satisfação à população sobre questões de ordem pública referente à minha condição de Prefeita eleita nas últimas eleições, esclareço na sequência:

Está em andamento na justiça eleitoral uma Ação Eleitoral movida contra minha pessoa, Felipe Fernandes e Vinte e Cinco. Ação esta que tem como autores, Cleia Caetano e Raimundo do Milton. Acusam os demandantes de ocorrência de abuso de poder econômico em razão, da Secretaria de Finanças do município ter entregue boletos de cobrança de IPTU, contendo fotos de entrega de casas por parte da Prefeitura, em que estou eu nas referidas fotos. Havendo no entendimento deles, quebra do princípio igualitário no pleito.

Afirmo a todos, que nem mesmo tive conhecimento destes boletos de IPTU com fotos que constava a minha pessoa. O Prefeito em exercício Vinte e Cinco, também não tinha conhecimento, e logo que teve mandou cancelar a entrega e refazer boletos. Ocorre que o pessoal responsável havia produzido arte e impresso, antes do pleito eleitoral, eles não tiveram em nenhum momento a intenção de beneficiar-me com esta ação. A Administração sempre coloca imagens de feitos dela nos boletos, e seguiu-se a prática.

Cobrança de imposto é medita totalmente impopular, especialmente na cultura do interior do Ceará, penso que em vez de promover imagem de um candidato, estando ele em imagens de cobrança de imposto, faz é atrapalhar, pois ligaria a imagem dele a imposto, que a maioria das pessoas recebe com resistência. No caso de Irauçuba, vi foi candidato ter como bandeira política a redução das taxas de IPTU, agindo ele nesta linha de que a população é insatisfeita com imposto. Então como querer beneficiar-se com algo que não tem a simpatia popular?

Trata-se de pura perseguição política, continua a mesma estratégia, procuramos fazer uma eleição limpa, defendendo ideias de Desenvolvimento para Irauçuba. Não perdemos tempo em agir com artifícios impróprios. Confio na justiça e vamos pra frente!”

Nenhum comentário