Campanha Ceará Sem Drogas reúne vários estudantes em Itapajé « ADRIANO FURTADO

sexta-feira, 2 de março de 2018

Campanha Ceará Sem Drogas reúne vários estudantes em Itapajé

Postado Por: ADRIANO FURTADO  |  Em:


Mais de dois mil estudantes compareceram à Escola de Ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio, no município de Itapajé – situado na microrregião de Uruburetama – para participar da 23ª edição da Campanha Ceará sem Drogas, realizada na manhã desta sexta-feira (02/03).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), idealizador da iniciativa, ressaltou que o objetivo da campanha é alertar os jovens sobre os perigos da dependência química e, com o apoio de todos os cearenses, reduzir os indicadores de violência no Estado. “Muitos jovens passam a ser dependentes químicos por curiosidade. Não vamos ter essa curiosidade. Vocês são jovens, têm todo um futuro pela frente, são o futuro do Ceará, são uma nova geração que está surgindo”, enfatizou, lembrando que, apenas em 2017, houve um aumento de 184% na apreensão de entorpecentes.

O prefeito de Itapajé, Dimas Cruz, destacou que a discussão “não pode morrer” e salientou a importância da prevenção. “Temos que fazer com que os nossos jovens evitem o primeiro experimento. Se a gente conseguir isso, vamos conseguir evitar que o uso de drogas em Itapajé continue nesse crescimento galopante”, avaliou.

O comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande, em palestra mediada pelo jornalista Fábio Pizzato, relatou que sua experiência com os entorpecentes teve início aos 14 anos de idade.

“Não necessariamente as pessoas que usam drogas se transformam em dependentes químicos. No meu caso, já fiquei doente logo no começo. Mas você tem que se perguntar: vale a pena experimentar sem saber se você vai virar dependente químico ou vai ter controle sobre isso?”, questionou aos estudantes. Casagrande ainda acrescentou: “se a pessoa souber o sofrimento que é a vida de um dependente químico, ela pensa duas vezes”.

Para Dayson Silva, 16 anos, aluno do 2º ano da Escola de Ensino Médio Adriano Nobre, o evento foi essencial para o município. “Em Itapajé, a segurança não está muito boa, e a droga está em vários bairros. Também foi bom para influenciar a população a ver que isso é errado e não utilizar esse tipo de ‘perigo’”, comentou.

Já Ana Aparecida Sousa Silva, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Capitão Manuel Pinto de Mesquita, relatou que a temática da dependência química é bem trabalhada em sua escola. “Participamos de dinâmicas, temos aulas com exemplos de vida e tudo mais”, explicou.

Também estiveram presentes no evento os deputados Ferreira Aragão (PDT), Carlos Felipe (PCdoB) e Bethrose (PMB); o presidente da Câmara Municipal de Itapajé, Bruno Francisco de Araújo Cruz, e a secretária especial da Secretaria de Política de Combate às Drogas, Aline Bezerra, entre outras autoridades.

A Campanha Ceará sem Drogas já levou sua palestra para os municípios de Aracati, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Brejo Santo, Boa Viagem, Várzea Alegre, Itatira e Morada Nova.


Fonte: Assembleia Legislativa

0 comentários:

Blog Adriano Furtado

Blog Adriano Furtado

O Sertão da Nossa Gente

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS