Irauçuba: Vacas dão à luz a bezerros gêmeos no distrito de Juá


O nascimento de bezerros gêmeos tem chamado à atenção de moradores do sertão irauçubense, no interior do Ceará. O fenômeno que é considerado raro por muitos especialistas, tem acontecido com frequência e despertado curiosidade na população.
Mesmo o fato não sendo comum, o caso foi registrado repentinamente no município de Irauçuba, na região do distrito de Juá, pelo menos quatro casos foram identificados.
Na Fazenda Caminhadeira, uma vaca deu a luz a dois bezerros de sexo diferentes, causando surpresa ao vaqueiro Antonio Nilson, que até já tinha ouvido falar nesse tipo de parto, mas nunca havia presenciado o fenômeno. 
Já na Fazenda Agreste também na mesma região, o criador João Braga Cavalcante já vivencia pela segunda vez esse acontecimento.
Outro caso identificado na região foi na Fazenda Caibros, lá o fenômeno não é novidade para o agricultor Raimundo de Sousa Borges, conhecido por Borginho, segundo ele, recentemente já cuidou de caso idêntico.
Para o veterinário Romero Marques, especialista em reprodução de animais, trata-se de casos raros, ainda mais nessa época do ano em que predomina a seca. Segundo ele, não existe fator natural determinante para esse tipo de fenômeno, muitas coisas podem ser consideradas, desde o cruzamento do animal, até a questão nutricional.  

Veja matéria completa na reportagem de Adriano Furtado!

Nenhum comentário