Por Nonatinho: O desafio dos municípios neste fim de ano


“A dificuldade de fechar as contas é problema comum na vida dos municípios brasileiros. A situação está sendo denunciada pelas associações municipais de cada Estado, bem como pela confederação nacional dos municípios. A inquietação aumenta à medida que se aproxima a data do pagamento do 13° salário dos Servidores municipais. Além disso a necessidade de sanar dívidas com fornecedores. Os municípios em sua maioria não têm capacidade de gerar receitas próprias e os repasses federais que são a maior fonte de receitas dos municípios vêm sofrendo reduções significativas.
Este é o quadro, diante disso gestores públicos precisam inovar em estratégias de gestão que possam fortalecer o orçamento público. Fazer cortes necessários, implementar maior eficiência nos processos, trabalhar a educação corporativa interna com foco na eficiência financeira da gestão.
E tudo fazer sem perder o foco na construção do desenvolvimento aliado à prestação dos serviços públicos essenciais à população.
O chefe do poder executivo precisa unir sua equipe para a tomada de decisões e alinhamento orçamentário, por mais difícil que seja, em muitas situações gerando insatisfações políticas dentro de sua própria base. Mas o compromisso com a Gestão e a população precisa estar em primeiro lugar.
Desta forma temos conseguido manter o equilíbrio das contas municipais em IRAUÇUBA e agiremos responsavelmente para fechar neste ano de 2017”.

Raimundo Nonato Souza Silva (Nonatinho) – Prefeito de Irauçuba


Via Facebook

Nenhum comentário