Prefeito Dimas Cruz participa de discussão sobre ferramentas para o combate ao Aedes Aegypti com Estado e Universidades « ADRIANO FURTADO

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Prefeito Dimas Cruz participa de discussão sobre ferramentas para o combate ao Aedes Aegypti com Estado e Universidades

Postado Por: ADRIANO FURTADO  |  Em:


O prefeito Dimas Cruz participou, durante toda a manhã desta segunda-feira (24,) de uma reunião promovida pela Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) para discutir estratégias e ferramentas para o combate ao Aedes Aegypti. Também esteve presente ao evento, o gerente de Zoonoses e Endemias do município, Marcelo Freitas.

Durante o encontro, representantes das universidades de Fortaleza e Federal do Ceará apresentaram aos participantes aplicativos para smartphones e tablets desenvolvidos pelas próprias instituições com o objetivo de engajar a população na luta contra o mosquito e consolidar informações sobre a incidência das doenças causadas pelo Aedes nos bairros e municípios, por exemplo.

O secretário de Estado de Saúde, Henrique Javi, compareceu à reunião apresentando números e estratégias da secretaria, porém também destacou a importância de uma ação conjunta entre poder público e cidadão para o eficaz combate ao mosquito. “Independente de qualquer aplicativo, esse momento aqui é importante para discutir com os gestores da saúde do estado o tema. É a partir daqui que essa mensagem se fará chegar nas escolas , nas comunidades, na casa das pessoas e se transformará em ação, em luta contra o Aedes Aegypti”, afirmou o secretário.

Para o prefeito Dimas Cruz, o momento é de busca por alternativas de enfrentamento do problema. Segundo ele, “estar aqui é priorizar o bem-estar das pessoas. Eu compareci a esse encontro para ouvir e trocar experiências, saber o que outros municípios e instituições estão fazendo e para poder aplicar em nosso Itapajé. Precisamos estar atentos, combativos, vigilantes para não deixar o mosquito vencer essa batalha”.

Ações

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapajé realizou durante o mês de abril uma campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Além das visitas dos agentes de endemias nas casas e comunidades do município, também foram intensificadas atividades educativas nas escolas e duas caminhadas foram realizadas para sensibilizar a população para o tema.

Além disso, recentemente foram adquiridos quatro equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) para o combate ao mosquito, que consistem em estruturas do tipo fumacê utilizadas nas costas dos técnicos para a aplicação de remédio de maneira mais localizada.

Ainda como estratégia de enfrentamento ao mosquito, a Secretaria de Saúde instituiu desde o início deste ano o Comitê de Combate ao Aedes Aegypti e atualmente está formando brigadas para atuarem nos prédios públicos do município.

Estas ações foram responsáveis pela redução em 6% do número de casos entre janeiro e fevereiro deste ano se comparado ao mesmo período de 2016.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Itapajé

0 comentários:

Blog Adriano Furtado

Blog Adriano Furtado

O Sertão da Nossa Gente

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS