Itapajé completa 157 anos de Emancipação Política


Nesta quarta-feira (20), o município de Itapajé, no norte cearense, precisamente na Serra de Uruburetama, completa 157 anos. A cidade tem como principais elevações as serras do Mulungu, de Uruburetama e da Vertes, que ajudam a fomentar o turismo local. Distante de Fortaleza em 125 km, Itapajé limita-se com as cidades de Apuiarés, Irauçuba, Itapipoca, Pentecoste, Tejuçuoca, Umirim e Uruburetama. O último censo (2010) do IBGE apontou uma população de 48.350 habitantes.
Os meios de produção baseiam-se na agricultura (algodão, banana, caju, mandioca, milho e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola); artesanato e indústrias. O turismo aparece como uma das principais fontes de renda, com atrações naturais como a Pedra do Frade, Piscina Natural (Soledade), Pedra da Caveira, Pedra das Noivas, Pedra dos Ossos; além de bicas naturais, trilhas para caça e serras verdes.
Como homenagem, o Governo do Estado produziu um vídeo com o hino de Itapajé, ilustrado com imagens que caracterizam a cidade. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.


Nenhum comentário