Eleições no Vale do Curu: Surpresas e Indefinições




Indefinições tem marcado o cenário político em muitos municípios da região Vale do Curu para as eleições de outubro próximo. Mesmo com a proximidade do pleito em vários municípios ainda não se sabe os verdadeiros nomes que concorrerão ao paço municipal.

Itapajé
O município de Itapajé é um exemplo dessas indefinições, pois a população ainda não sabe quem são os candidatos das duas maiores correntes políticas, Padre Marques e Batista Braga. Com a prisão e afastamento do prefeito Ciro Braga, o grupo político liderado por Batista Braga, ficou praticamente sem opções de nomes fortes que possam enfrentar uma disputa eleitoral. Já Padre Marques, que seria o melhor nome da oposição, não anunciou se vai para a disputa, deixando seu eleitorado na expectativa. O prefeito Kelsey Forte ainda não se pronunciou a respeito do assunto. Até o momento apenas o jovem Sávio Lira (filho de Elihu Bastos Lira), o engenheiro Edigar Martins e o ex-vereador e ex-vice prefeito Jonairton Alves, anunciaram suas pré-candidaturas à prefeitura de Itapajé.  

Irauçuba
Na terra da amizade também não está definido o pleito. Até o momento apenas o ex-prefeito Nonatinho declarou publicamente sua pré-candidatura ao paço municipal. O atual prefeito Zé Mota ainda não anunciou sua posição, mas os comentários dão conta de que o gestor poderá ser o candidato da oposição. Será? Segundo informações, a “dita” oposição de Irauçuba deverá anunciar seu candidato nos próximos dias.

Umirim
No município de Umirim a disputa ao que parece já está definida, o prefeito Zé da Marieta anunciou na noite da última sexta-feira (15), que apoiará o ex-vereador Dedé da Ambulância e a vereadora Eugenia, como seus pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. A disputa deverá acontecer contra o também ex-vereador Felipe Uchoa, que deverá ter como vice o ex-prefeito Brito. Importante ressaltar que Brito pertencia ao grupo do atual prefeito, mas migrou para a oposição com o presidente da Câmara Toim Braga e o ex-secretário de saúde, Junior do Zé Afrânio. A eleição vai ser quente!

São Luís do Curu
No Curu também tem tudo para ser uma eleição bem disputada, na última quarta-feira (13), a jovem e competente prefeita Danielle Nunes, demostrando lealdade ao seu grupo político, anunciou que não vai para reeleição, declarando apoio à ex-prefeita Josélia Abreu e ao vereador Bosco, como seus pré-candidatos a prefeito e vice. Pela oposição aparece o nome da também jovem Carol Ramalho, filha do ex-prefeito Henrique Ramalho. Carol deverá ter como vice, o ex-vereador Chico Abreu, que foi candidato na ultima eleição.

Pentecoste
Na terra do peixe pelo menos cinco nomes se apresentam como possíveis postulantes ao paço municipal. O ex-prefeito João Bosco (PDT), que já canta vitória por onde passa; a atual prefeita Ivoneide Moura (PT), ex-aliada de Bosco que possui alta rejeição; Luiza Perdigão (PSD), que ficou em segundo lugar na eleição passada; Daniel do Zé Gomes (PR), que vem desenvolvendo um excelente trabalho como vereador; e por último se lançou pré-candidato o vereador Vicente do Zuza (PMDB), que aparece no cenário com apoio de seu partido, do senador Eunicio Oliveira e boa parte do bloco oposicionista no município. Agora é aguardar para ver se fica pelo menos três na disputa.

Apuiarés
No município de Apuiarés a eleição também tende a ser quente, o atual prefeito Gois (PDT), mesmo enfrentando rejeição e percas em sua base aliada, deverá concorrer à reeleição contra o ex-prefeito Robertão (PSD).  Gois está no seu terceiro mandato de prefeito, e Robertão já governou o município de Apuiarés por três oportunidades. Há mais de 20 anos as eleições estão polarizadas entre os dois políticos. Portanto, vai ser boa a disputa no antigo Jacú.

Tejuçuoca
Já na terra do bode o atual prefeito Valmar Bernardo ao que tudo indica deverá encerrar sua carreira política. De acordo com informações, o gestor participou de uma reunião na última quinta-feira (13) na comunidade de Boa Ação, onde teria confessado para aliados que não vai para reeleição. Valmar também teria dito que por questão de gratidão apoiaria o candidato do ex-prefeito Edilardo Eufrásio, mas ainda não anunciou sua posição publicamente. O nome mais cotado do grupo para a disputa é o de Heloide Estevam, esposa de Edilardo. Já a oposição apresentou uma novidade nesta segunda-feira, dia 18, o vereador Guto Mota, que até então era o pré-candidato do grupo, anunciou sua desistência para apoiar o nome do ex-vereador Mota Filho. Segundo fontes, mais surpresas deverão acontecer nos próximos dias. 

Nenhum comentário