Itapajé, Irauçuba, Tejuçuoca e Uruburetama atingem as metas desejadas na vacinação contra aftosa


O Governo do Estado do Ceará encerrou no dia 31 de maio a primeira etapa anual da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O prazo, no entanto, representava a data limite para que os criadores de bovinos adquirissem a vacina nas casas veterinárias. O prazo final para a declaração de imunização seguiu por mais quinze dias. A meta estabelecida para o estado do Ceará pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento era de vacinação de pelo menos 90% do rebanho.

Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o gerente do escritório da Ematerce, Dr. Fernando Antônio mesquita Araújo, informou que os municípios de Itapajé (91,73%), Irauçuba (93,37%), Tejuçuoca (91,24%) e Uruburetama (100%) atingiram os índices desejados.  

O Ceará obteve, em agosto de 2013, o reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa e o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Esse status permite ao estado negociar carne bovina e derivados com unidades federativas e com outros países.

Em novembro deve acontecer a segunda etapa anual de vacinação do rebanho contra a aftosa.


Mardem Lopes

Nenhum comentário