IRAUÇUBA: POPULAÇÃO LOTA QUADRA DE ESCOLA PARA REUNIÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE BACTÉRIA


Os moradores do Missi, distrito de Irauçuba, preocupados com uma bactéria de nome MELIOIDOSE que já vitimou um caçador na região lotaram nesta quinta-feira(05) a quadra da Escola Josefa Clotilde. No local aconteceu uma reunião de informação para os moradores do lugar sobre esta bactéria e fungo. O encontro foi ministrado pelo secretário de saúde do município que estava acompanhado com seu corpo técnico, agentes de saúde, gestores escolares, professores e diversas lideranças comunitárias. A reunião foi solicitada pelo Vereador e Professor Elis Roberto Pinheiro Mota. O surgimento da bactéria na região deixou assustada a população, pois um cidadão já foi a óbito e outros três estão internados no Hospital Regional Norte - HRN de Sobral.
A DOENÇA: A melioidose é um nome dado a qualquer infecção causada por um bacilo gram-negativo chamado Burkholderia pseudomallei. A doença possui uma alta taxa de letalidade e exige o diagnóstico e início de tratamento precoce como redutores desse risco.
Os homens e animais adquirem a infecção do Burkholderia pseudomallei, o bacilo causador da melioidose, por meio do solo ou da água contaminados, através da ingestão, inoculação cutânea ou inalação. A doença pode se apresentar em uma variedade de formas clínicas, dentre as quais as mais frequentes são a pneumonia e a septicemia.

Por Maikon Rios

Nenhum comentário