Eunício lidera quarta rodada da pesquisa o povo/datafolha « ADRIANO FURTADO

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Eunício lidera quarta rodada da pesquisa o povo/datafolha

Postado Por: ADRIANO FURTADO  |  Em:



Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) estão tecnicamente empatados a cinco dias do primeiro turno da eleição para governador do Ceará, segundo a quarta rodada da pesquisa O POVO/Datafolha. Eunício está numericamente à frente, com 39% das intenções de voto. Camilo tem 37%. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Eunício pode ter entre 36 e 42%, enquanto Camilo pode ficar entre 34 e 40%. Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol) têm 1% cada.

Os indecisos somam 14% na consulta estimulada, votos que podem definir a eleição. Na espontânea, quando eleitores declaram em quem pretendem votar sem ver a lista com o nome dos candidatos, o percentual de indecisos é de 37%.

Considerando os votos válidos, que excluem branco e nulos e indecisos, Eunício tem 50% contra 47% de Camilo. Eliane e Ailton registram 2% cada. O cálculo de votos válidos é o usado para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 1º turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um. Eunício, considerada a margem de erro, pode ter entre 47% e 53%. Camilo pode ficar entre 44% e 50%.
Na comparação com a pesquisa O POVO/Datafolha anterior, em 18 e 19 de setembro, o peemedebista oscilou dois pontos percentuais para baixo (tinha 41%), ao passo que o petista oscilou três pontos para cima (tinha 34%). Brancos e nulos somam 7%, e os indecisos são 14% dos entrevistados.

Na consulta espontânea, quando o eleitor diz em que pretende votar sem ver a lista de candidatos, Eunício tem 27%, contra 23% de Camilo.
Segundo turno
Devido ao empate técnico entre Eunício e Camilo, não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno. Mas o Datafolha propôs este cenário aos entrevistados. O peemedebista teria 45% das intenções de voto, contra 38% do petista.

A pesquisa foi contratada pelo O POVO em parceria com Folha de S. Paulo. Foram ouvidos 1.280 eleitores em 29 e 30 de setembro. A pesquisa está registrada com os números CE-00025/2014 e BR-00905/2014.

0 comentários:

:: públicidade ::

:: públicidade ::
A MAIOR RECOMPENÇA DO NOSSO TRABALHO NÃO É AQUILO QUE NOS PAGAM POR ELE, E SIM, AQUILO EM QUE ELE NOS TRANSFORMA

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS