ITAPAJÉ: DETENTOS DA CADEIA PÚBLICA POSTAM FOTOS COM ARMAS

A Justiça determinou a remoção imediata de presos que cumprem pena irregularmente na Cadeia Pública de Itapajé. O local tem capacidade para 25 detentos, mas conta com uma população carcerária de mais de 70 presos. Além disso, celulares são utilizados livremente dentro da unidade, facilitando ação de detentos que tiram fotos do interior da carceragem com armas e utilizam em postagens nas redes sociais.
Mas, as cenas de absurdo não param por ai: o único telefone no local é um orelhão que fica fora da cadeia, e segundo moradores, detentos já foram vistos atendendo ligação livremente. “A situação na cadeia facilita a ação dos detentos, muitos deles comandam o tráfico de drogas de dentro da cadeia”, ressalta um morador da cidade que não quis se identificar.
Apenas este ano, já ocorreram 2 fugas, 1 resgate e 6 tentativas de fuga no local. Com isso, a Justiça determinou também que, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sejam disponibilizados dois policiais militares diariamente para o exercício da guarda externa da Cadeia Pública de Itapajé.
Além disso, o Estado do Ceará deve apresentar no prazo máximo de 90 dias o cronograma de execução do projeto de reforma da estrutura.Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 1 mil, por infração, a ser imputada ao Estado do Ceará e ao gestor da Secretaria de Justiça do Ceará.


Fonte: Atitude FM

Nenhum comentário