INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO FARMACÊUTICA

Estão abertas até o dia 19 de outubro as inscrições para o IV Curso de Atualização Farmacêutica que a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica  (Coasf), da Secretaria da Saúde do Estado, realiza nos dias 24 e 25 de outubro, em Fortaleza. O curso é destinado a farmacêuticos que trabalham no serviço público, em serviços ambulatoriais da assistência farmacêutica dos 184 municípios do Estado. Com carga horária de 16 horas-aula, o curso oferece 200 vagas e a inscrição gratuita é efetivada com o envio da ficha de inscrição preenchida para o endereço eletrônico francisca.soares@saude.ce.gov.br .


O IV Curso de Atualização Farmacêutica atualizará os profissionais em imunobiológicos, terapia anti-retroviral e tratamento quimioterápico no SUS. Os farmacêuticos participaram, ainda, de oficina para discussão multiprofissional de situações-problema sobre qualidade e segurança na atenção à saúde.

Depois do curso, no dia 26 de outubro, acontecerá a Oficina de Planejamento do Qualifar-SUS no Ceará. O evento é uma realização conjunta do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado e Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, para orientar sobre o repasse dos recursos para estruturação dos serviços de Assistência Farmacêutica Básica nos municípios.

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS) foi foi pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em abril deeste ano e tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada. Para o ano de 2012, o Ministério da Saúde apoiará financeiramente 453 municípios em todo o país, que representam 20% dos municípios com população em situação de extrema pobreza constantes no Programa Brasil Sem Miséria até 100.000 habitantes.

Coasf
Assistência farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao uso racional. Este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos e insumos e ainda a seleção, programação e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

Em 2007, no início do governo Cid Gomes, com a reforma administrativa da Secretaria de Saúde, a assistência farmacêutica deixou de ser apenas um núcleo na estrutura da Sesa. Passou a ser uma coordenadoria, um órgão de execução programática da Secretaria de Saúde, sendo denominada de Coordenadoria de Assistência Farmacêutica. A Coasf é composta de três núcleos: Núcleo de Medicamentos de Caráter Excepcional, Núcleo de Fitoterápicos e Núcleo de Medicamentos Essenciais e Estratégicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário