PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS DO GOVERNO FEDERAL


O Programa Água Para Todos é fruto de uma das proposta da CARTA ABERTA dos Trabalhadores/as Ruarais do Estado do Ceará aos Governo Federal, Estadual e Municipais e a Sociedade Civil publicada pela FETRAECE no dia 12 de março de 2010, quando o Estado do Ceará estava sendo assolado por uma das maiores estiagens se sua história ou a maior dos últimos 100 anos.
Dias depois da publicação da CARTA ABERTA pela FETRAECE ocorreu uma reunião do COLETIVO DE POLÍTICA AGRÍCOLA DA CONTAG e na ocasião as propostas da CARTA ABERTA para o Governo Federal foram todas inseridas na PAUTA do 16º GTB, realizado em 2010, porque naquela ocasião além do Estado do Ceará, os Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco também estavam enfrentando estiagem/seca.
Além do PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS a CARTA ABERTA publicada pela FETRAECE na época, também propôs entre outras coisas a criação de uma linha de CRÉDITO EMERGENCIAL no âmbito do PRONAF B, a qual foi criada pelo Banco Central do Brasil - BCB, ainda em 2010.
E agora em 2011, através do DECRETO Nº 7.535, DE 26/07/2011 - DOU 27/07/2011, a Presidente Dilma cria esta importante Política de Estado para democratizar o acesso da Agricultura Familiar a água para consumo humano, animal e produção agrícola e pecuária.
Parabéns a todos/as que fazem o Sistema CONTAG/FETAGs/STTRs pela capacidade de propor e por mais uma importante Política Pública conquistada para a Agricultura Familiar brasileira.

Nenhum comentário