Barreiras sanitárias reduz fluxo de pessoas nas ruas de Itapajé

No primeiro dia de implantação de barreiras sanitárias no município de Itapajé ficou visivelmente perceptível a redução do número de pessoas transitando nas principais ruas do centro da cidade. Os bloqueios foram realizados nas principais vias de acesso às sede do município.
Uma força tarefa composta pela Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Vigilância Sanitária, Agentes de Endemias e Secretaria da Saúde evitou a entrada de dezenas de veículos de outros municípios. Apesar do transtorno que eventualmente será causado para moradores de cidades vizinhas, que tem o hábito de vir a Itapajé, sobretudo para ter acesso a serviços bancários, as autoridades municipais consideram que esse é um preço a ser pago em nome da saúde pública.
Além das barreiras sanitárias, nesta semana a Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar fiscalizou estabelecimentos comerciais considerados não essenciais que continuavam a desrespeitar as regras dos decretos municipal e estadual de emergência em saúde.
Nesta quarta a maioria absoluta dos comerciantes instalados no centro obedeceram às regras estabelecidas.
Além de controlar o fluxo de veículos, os profissionais envolvidos na força-tarefa que mantém o funcionamento das barreiras sanitárias orientaram motoristas do município e os agentes de endemias realizam a desinfecção dos veículos.
Carros de transporte de passageiros (horários) dos distritos e zona rural continuam autorizados a transitar.
O decreto municipal que estabelece regras mais rígidas para o combate à pandemia, obriga a toda a população a utilizar máscaras de proteção em ambientes públicos e de frequentação coletiva, como supermercados e farmácias. A multa pelo descumprimento da medida é de R$ 50 por infração.
Fonte: Blog do Mardem

Nenhum comentário