Itapajé: Fulgêncio Cruz deixa Chefia de Gabinete da Prefeitura


Fulgêncio Cruz, filho do prefeito Dimas Cruz, não é mais Chefe de Gabinete da Prefeitura. O jovem, que ocupava o cargo desde o início da atual gestão, foi exonerado no dia 29 de setembro, por pressão do Ministério Público Estadual.

Em agosto deste ano a promotora Valeska Catunda Bastos expediu recomendação ao chefe do Executivo Municipal para que exonerasse parentes em até 3º grau que eventualmente estivessem ocupando cargo comissionado na gestão pública. A representante ministerial deu prazo de 30 dias para que Dimas Cruz acatasse a recomendação.

Dimas, no entanto, compreendia à época que o cargo de Chefe de Gabinete seria eminentemente político e livre nomeação, e portanto, a permanência de Fulgêncio nos quadros da administração não configuraria nepotismo. Além disso, não haveria a prática generalizada de nomear parentes para cargos comissionados.

Mas apesar de tal entendimento, orientado por assessores próximos, acabou acatando a recomendação, mesmo depois de ter enviado ofício ao MP informando que manteria o chefe de gabinete na função.

No dia 03 de outubro, o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública contra o gestor contestando a nomeação. De acordo com matéria veiculada no site do Ministério Público, a promotora afirma que “os fatos concretos serão passíveis de apuração”.  

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Itapajé informou que logo em breve a gestão se manifestará sobre a polêmica.

Enquanto permaneceu no cargo Fulgêncio exerceu importante papel de articulação política assessorando Dimas nas mais diversas questões e representando o Poder Executivo Municipal em eventos e audiências políticas.  



Fonte: Mardem Lopes

Nenhum comentário