Pentecoste é o 11º município mais violento do Ceará « ADRIANO FURTADO

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pentecoste é o 11º município mais violento do Ceará

Postado Por: ADRIANO FURTADO  |  Em:


O município de Pentecoste ocupa a 11ª posição entre os municípios com maior número de homicídios no estado, com taxa de 128,97 por 100 mil habitantes. O dado foi apresentado nesta sexta feira (29), pelo sociólogo e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, César Barreira, na Câmara Municipal, no quarto encontro do movimento Pentecoste Olha pra Frente. O número é de 2013, quando Pentecoste tinha 36.442 habitantes.
“É um número muito alto”, alertou Barreira, para quem “é preciso compreender a violência, para buscar soluções”. Segundo o pesquisador, “as mortes estão associadas, provavelmente, ao comércio de drogas e à circulação de arma de fogo”.  De acordo com o professor, os jovens são as principais vítimas, quando morrem e também quando matam. “Trata-se de uma exclusão física, como se algumas pessoas pudessem morrer”, afirmou.
No estudo, lideram o ranking de homicídios Barbalha, no Cariri, Sobral, na região Norte, e Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. São Gonçalo do Amarante, também na Região Metropolitana, ocupa a 8ª posição. Pentecoste aparece como único município do Vale do Curu na lista dos mais violentos e com números crescentes. Foram registrados 25 homicídios em 2011, 38 em 2012 e 47 em 2013.
O estudioso disse que a violência pode diminuir com a fórmula dos três Ps: proximidade (da polícia em relação ao cidadão), prevenção (por parte do poder público) e proatividade (por parte da população). E fez três sugestões para Pentecoste: o trabalho integrado de toda a administração com a sociedade; o trabalho associado com os municípios vizinhos; e campanhas educativas, usando escolas e associações.
Por Alberto Perdigão

0 comentários:

:: públicidade ::

:: públicidade ::
A MAIOR RECOMPENÇA DO NOSSO TRABALHO NÃO É AQUILO QUE NOS PAGAM POR ELE, E SIM, AQUILO EM QUE ELE NOS TRANSFORMA

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS