Eunício Oliveira lidera disputa ao governo e Camilo Santana lidera rejeição « ADRIANO FURTADO

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Eunício Oliveira lidera disputa ao governo e Camilo Santana lidera rejeição

Postado Por: ADRIANO FURTADO  |  Em:



O senador Eunício Oliveira (PMDB)lidera a primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha com 47% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Ceará na consulta estimulada. Em segundo lugar, aparece Camilo Santana (PT),candidato do governador Cid Gomes (Pros), com19%. 

No mesmo levantamento, Eliane Novais (PSB) está com 7% e Ailton Lopes (Psol) com 4%. Com este resultado, se a eleição fosse hoje, Eunício seria eleito governador do Ceará no 1º turno. O levantamento revela ainda que 13% dos eleitores estão indecisos e 10% não pretendem votar em nenhum dos candidatos.

A primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e ouviu 1.108 eleitores em 41 municípios do Ceará entre a última segunda-feira (11) e ontem. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014.
 

REJEIÇÃO - Além de liderar as intenções de voto, o candidato do PMDB também aparece com a menor taxa de rejeição, com 16%. Neste tipo de pesquisa, os eleitores são questionados sobre qual candidato não receberia seu voto de jeito nenhum. Camilo tem a maior taxa, com 30%. Ele é seguido por Eliane Novais, com 28%, e Ailton Lopes, com 26%.

Na pesquisa espontânea, 61% dos eleitores disseram não saber em quem vão votar. Diferentemente da pesquisa estimulada, nesse tipo de consulta não é apresentada a lista dos candidatos aos entrevistados. Por isso, a espontânea é considerada pelos analistas como a pesquisa que aponta o percentual de eleitores que tem voto mais consolidado.

Entre os concorrentes, Eunício lidera o quesito com 17% das citações. Ele é seguido por Camilo, com 7%. Apesar de não participar da disputa, o governador Cid Gomes (Pros) foi citado por 3% dos entrevistados. Eliane Novais somou 1% na espontânea; enquanto Ailton não pontuou.

Esta é a primeira pesquisa de uma série contratada pelo
 O POVO e a Folha de S. Paulo. Ela baliza a situação dos candidatos na primeira fase da campanha. A partir da próxima terça-feira (19), a campanha deve entrar em novo momento, com o início do Horário Eleitoral Gratuito de rádio e TV.

METODOLOGIA
A pesquisa O POVO/Datafolha é levantamento estratificado por sexo e idade, com sorteio aleatório entre eleitores do Ceará com 16 anos ou mais. Entre a última segunda-feira, 11, e ontem, foram entrevistados 1.108 eleitores em 41 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014.

O Povo

0 comentários:

:: públicidade ::

:: públicidade ::
A MAIOR RECOMPENÇA DO NOSSO TRABALHO NÃO É AQUILO QUE NOS PAGAM POR ELE, E SIM, AQUILO EM QUE ELE NOS TRANSFORMA

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS