ITAPAJÉ FOI SEDE DA 12ª SEMANA MISSIONÁRIA

A diocese de Itapipoca (CE) conclui hoje, 29, a 12ª Semana Missionária, que acontece em Itapajé desde o dia 22. O evento faz parte do projeto desenvolvido pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de Itapipoca, acontece duas vezes ao ano (janeiro e julho) e contempla as vertentes das santas missões populares, missão ad gentes, missão Tremembé (indígena), Obras da Infância, Adolescência e Juventude Missionária.
De acordo com padre Arnoldo Sales, pároco da paróquia São Francisco de Assis, em Itapajé, a Semana Missionária é um projeto que deu certo na diocese. Ele caracteriza o evento como um tempo forte para o povo. “Trata-se de um tempo forte de comoção missionária, nos três objetivos inerentes às Santas Missões Populares (SMP): seguir Jesus Cristo, fortalecer as comunidades, vida e cidadania para todos. Uma experiência profunda com Deus e com os irmãos, um tempo forte de visitação intensiva e extensiva”, disse.
Durante a Semana todas as instâncias paroquiais: famílias, comunidades, pastorais foram visitadas. O evento missionário é dinâmico e por isso tem tido êxito nessas 11 edições. Além das visitas às famílias aconteceu também os sacramentos da eucaristia, penitência, e unção dos enfermos. Além de outras ações como adoração e bênção ao santíssimo sacramento, visitas domiciliares, caminhadas matinais, cafés comunitários.
Padre Arnoldo, que também participou das edições anteriores, avalia o projeto como um tempo fértil para a diocese de Itapipoca. “Nosso projeto intitulado ‘O discípulo se torna missionário’ tem seis anos de início, ganhando impulso e sendo aperfeiçoado, atualizado a cada ano após uma séria avaliação e prospecção. As comunidades têm sido verdadeiramente agraciadas por este projeto. Surgem vocações específicas e laicais. Moças e rapazes procurando as casas para iniciarem um processo vocacional. Há um despertar muito maduro”.

Nenhum comentário